Panamá, a nova Miami dos brasileiros que não conseguem visto


O Panamá é um país da América Central, limitado a norte pelo Mar das Caraíbas, a leste pela Colômbia, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Costa Rica.

Desde o dia 1º de janeiro de 2010 e por disposição do Presidente da República do Panamá, por meio da lei 80 (artigo 425, número 59 do Código Fiscal e publicado na Gazeta Oficial número 26,438-B de 31 de dezembro de 2009), está suspensa a exigência de visto de turismo para ingressar no território da República do Panamá.

Os brasileiros podem visitar e fazer compras no Panamá por até 90 dias sem visto, na condição de turistas. Para isto basta apresentar o passaporte na chegada (com validade mínima de 6 meses) e o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela, mesmo em conexão (tomá-la com pelo menos 10 dias de antecedência do embarque). Para maiores informações acesse o site da Anvisa clicando aqui.

O idioma oficial é o Espanhol e a moeda local é o Balboa, mas só existe em forma de moedas para pequenos trocos. O dólar americano é o mais utilizado e circula livremente.

O jogo é liberado no Panamá, que tem importantes cassinos em sua capital. No turismo o destaque fica para o hotel Gamboa Rainforest Resort, que tem entre suas atrações uma reserva indígena. Oferece caminhadas ecoturísticas, passeios de teleférico e programas de pesca. Os hóspedes podem ficar hospedados em cabanas ocupadas pelos norte-americanos na época da construção do canal.
O Panamá tem dezenas de lojas “duty free”. Na capital, o Centro Comercial Los Pueblos concentra dezenas de lojas populares, tem lojas baratas e grupos de diferentes etnias em busca de barganhas.

Os produtos mais requintados e lojas de primeira linha estão na Via España, próxima aos grandes hotéis, que oferece produtos de grifes.

Há ainda a Zona Livre de Colón, uma espécie de shopping a céu aberto, mas que visa prioritariamente à venda no atacado. As mercadorias são isentas de tarifas alfandegárias e os bens comprados podem ser remetidos diretamente para o Aeroporto Internacional de Tocumen.



O Aeroporto Internacional deTocumen é considerado um dos principais terminais HUB's da América, ou seja, um aeroporto de conexões, este, aliás, que dizem ter o maior duty free (free shop) do mundo, com muita variedade e estoque. Quanto aos preços, vale a pena alguns produtos eletrônicos, relógios e malas de viagem.

No Panamá você encontrará muitos objetos produzidos pelos índios. O Mercado Nacional de Artesanías (Panama Viejo), o YMCA (Balboa), a Kuna Cooperative (Avenida Arnulfo Arias Madrid) e a Reprosa (Avenida Samuel Lewis) se destacam. A maioria abre todos os dias, das 8 horas às 17 horas.

Horário comercial

- Bancos: de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h30.
- Comércio: de segunda a sexta, das 9 às 18h e sábados das 10 às 18h. Algumas fecham para o almoço.
  

O Canal do Pananá

Durante 300 anos, os homens sonharam com um caminho mais curto entre o Pacífico e o Atlântico. Inaugurado em 1914, o Canal do Panamá dividiu um continente ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico.

O Canal do Panamá possui 81 km de extensão e corta o istmo¹ do Panamá.

É considerado como um ponto importante para o comércio internacional devido a grande diminuição do percurso feito pelos navios. Seus principais usuários são os Estados Unidos e a China.

¹ Istmo do Panamá ou Istmo Centro-americano é uma estreita porção de terra entre o mar das Caraíbas e o Oceano Pacífico que liga a América do Norte e a América do Sul.

Calle Elvira Mendez - 24 - Ed."El Dorado" - Zona Bancaria
Panama - Republica Del Panama
Tel: (507) 263-5322/5540/5943 - FAX: (507) 269-6316
E-Mail: embrasil@embrasil.org.pa

Boas Compras!

Alessandra

Fontes de Pesquisa

Comentários

  1. Alessandra,

    Tive algumas vezes no Panama, na maioria somente dentro do aeroporto para fazer conexões. O TUCUMEN e' considerado um dos principais terminais HUB's da América, ou seja um aeroporto de conexões, com um bom free shop, nao conheço muitos outros, mas nao me pareceu o maior do mundo...
    Alem das coisas que você postou, a Cidade do Panama tem um contraste interessante entre o novo centro, com altíssimos e luxuosos edifícios comerciais e residenciais com vista para o mar, e o centro velho, histórico, colonial (lembra muito nossas cidades coloniais). O Panama e' conhecido também por sua natureza e ecoturismo.
    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo!
      Obrigada pelas dicas ... já incluí algumas na matéria!
      Até a próxima,
      Leleka

      Excluir
  2. EU CONHECI O PANAMÀ E
    FIQUEI SURPRESO COM A APRESENTAÇAO DE UM CANTOR BRASILEIRO
    CHAMADO HAMILTON JOSÈ
    NAO SEI BEM MAS ME PARECE QUE O MESMO È UM PERNAMBUCANO , ENTAO EU FUI ASSISTIR UMA APRESENTAÇAO DEESE DITO ARTISTA
    E AMEI AS CANÇOES QUE ELE INTERPRETAVA MUITO ROMANTICO , CANTAVA CANÇOES ANOS 80 -
    E TODOAS AS PESSOAS GOSTAVAM MUITO , FOI AÌ QUE EU PUDE ENTENDER QUE NOSSOS BRASILEIROS - SÁO MARAVILHOSOS EN TERRAS ESTRANHAS
    PARABENS AO CANTOR HAMILTON JOSÈ -

    ResponderExcluir
  3. Ha tres anos durante uma aula na faculdade o professor apresentou um video sobre o canal do Panama, e sua construção com tantos impecilios e dificuldades.Amei ter visto o video desde então, estou curiosa para conhecer pessoalmente. Sei que o canal ja ficou pequeno para tanto trafego e para o tamanho dos navios e precisa ser ampliado, afinal quando foi construido o canal, as embarcaçes era bem menores que as de hoje em dia.

    ResponderExcluir
  4. Alguem sabe nome de lojas que vendem equipamentos de mergulho e equipamentos fotográficos fotográficos no Panama... por favor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Terapia alternativa, complementar ou integrativa?