19 de Abril – Dia do Santo Expedito (Logunedé)

Existem muitas lendas sobre sua vida, mas de concreto, nada se sabe, e muitos pesquisadores questionam se ele de fato existiu. O que é sabido é que Santo Expedito foi martirizado na Armênia.

Contudo, formou-se um folclore ao seu redor e ele é objeto de grande devoção popular em muitos países, inclusive aqui no Brasil, como o santo das causas urgentes, às vezes em sincretismo com figuras de outros credos, como por exemplo, na Umbanda, que é conhecido como Logunedé.

Logunedé ou Logun Ede, do iorubá Lógunède, é o orixá filho de Oxóssi (orixá da caça) e de Oxum (orixá das águas doces). Segundo as lendas, ele passa seis meses do ano com o pai, caçando e os outros seis meses com a mãe, pescando.

É sincretizado com Santo Expedito, talvez por este Santo Católico geralmente ser representado segurando dois objetos (uma cruz e um ramo de palmeira), assim como Logun Ede (que geralmente segura um espelho e um espanta-moscas ou um espelho e um arco e flecha).

Spedito em italiano significa "rápido", e é provável que sua ligação com as causas urgentes derive unicamente do significado do seu nome.

Santo Expedito é sempre invocado nos casos que exigem solução imediata, nos negócios urgentes, e que qualquer demora poderia causar grande prejuízo.

Oração a Santo Expedito

Ó Deus, que intercessão de Santo Expedito nos recomende junto a Vossa Divina bondade, a fim de que, pelo seu auxílio, obtenhamos aquilo que nossos próprios méritos são impotentes para alcançarmos, Assim seja.
 
Nós Vós pedimos, Senhor, que orienteis, com Vossa graça, todos os nossos pensamentos, palavras e ações, para que eles encontrem em Vós, seu princípio e sejam por intercessão de Santo Expedito levados com coragem, fidelidade e prontidão em tempo próprio e favorável, a bom e feliz fim. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim seja.

 

Oração a Logunedé


Menino deus, Logunedé, senhor das brincadeiras e das alegrias constantes
Menino deus das bênçãos da vida e da terra cintilante
Menino deus do abebé e do ifá que sua atenção caia sobre mim
Menino deus do ouro das pedras de arco-íris
Menino deus do arco e da flecha que aponta o destino
Menino deus da prosperidade
Menino rei da bondade
Menino deus guarda os meus passos
Menino deus me acolha em seus braços
Menino deus, senhor do mundo, senhor da esperança, guie os meus passos, sob seu manto amarelo e verde. Loci Loci Logum!!!

Sou espiritualista e totalmente contra a intolerância religiosa. Meu marido e eu, temos religiões distintas e nos respeitamos. Adoro estudar as crenças e culturas de todas as religiões.

Acredito que, até para opinar, deve-se ter conhecimento do assunto discutido, tem que ter parâmetros de referência e argumentos em sua “opinião”.

Expressar-se é vital, mas além da simples opinião pessoal é preciso ter conhecimento, a ignorância atua quando se expressa sobre algo que desconhece.

Fiquem sempre com Deus,

Alessandra

Comentários

  1. Boa noite o importante é ter fé religião é
    reeligar dom Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      É verdade ... como dizem: a fé move montanhas.
      Bom Domingo para você e obrigada pelo comentário,
      Leleka

      Excluir
  2. bem, santo expedito pertence a ogum, logun edê seria sincretizado como são miguel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Seguimentos da Hinode (Conheça os Produtos)