Dia da Mentira – Verdades e Mitos que recebemos por e-mail


Como hoje é o dia da mentira resolvi desvendar algumas mensagens que recebemos em nosso e-mail, vamos lá?

Desodorante antitranspirante causa câncer de mama?


De acordo com o dermatologista Davi de Lacerda: “A revisão criteriosa da literatura médica não evidencia relação causal entre o uso de antitranspirante e o câncer de mama; apesar de alguns grupos pensarem haver um elo entre os dois, isso jamais foi comprovado, ou seja, não há fundamentação científica para tal afirmação”, esclarece o médico. Portanto, não precisa jogar os seus antitranspirantes no lixo e procurar um que não tenha esta indicação no rótulo, pois 99,99% têm, já tentei, acreditem!

Sucuri gigante


Um biólogo do Instituto do Butantan em São Paulo, disse que é possível encontrar sucuris deste tamanho na natureza.

Na teoria, a sucuri pode chegar a até 10 metros de comprimento. No entanto, não existe motivo para pânico, não há registros desta cobra ter se alimentado de seres humanos.



Dietas Milagrosas


Todos os anos a história se repete. Com a corrida pela perda de peso, espalham-se receitas da dieta da proteína, da Lua, do tipo sanguíneo, do abacaxi, da sopa...

Mas algumas dessas dietas malucas que prometem emagrecimento rápido não passam de mitos. Outras, por sua vez, funcionam e geram perda de peso de forma saudável.

Confira os mitos e verdades apontadas pelo endocrinologista Ricardo Barroso:

* Mitos *

Alguns alimentos têm gordura zero: Todos os alimentos têm gordura, mesmo um peito de frango grelhado tem gordura. Portanto, para perder peso elimine frituras definitivamente da sua dieta e use apenas azeite de oliva ou óleo de canola e girassol, em pequenas quantidades.

Água quente em jejum queima gordura: Beber água quente em jejum, chá quente depois das refeições não elimina nenhum grama de gordura que você ingerir ou a que você tem em seu corpo. O ideal é eliminar a ingestão ou diminuir ao máximo a quantidade de gordura ingerida e praticar exercícios aeróbicos.

Tudo que é natural é bom para a saúde: Um produto que é considerado natural não é necessariamente seguro para sua saúde. Alguns produtos vendidos na televisão sem orientação de um médico geralmente não são testados cientificamente para comprovar se são seguros ou funcionam. Verifique com seu médico antes de usar qualquer produto natural ou à base de ervas para emagrecimento. Você pode estar deixando de tratar-se adequadamente, subestimando os riscos.

Comer à noite engorda: É claro que à noite o metabolismo é mais lento. É importante comer alimentos de fácil digestão como legumes, sopas, sucos, frutas. Não importa que hora do dia você come, é o quanto come durante todo o dia que faz ganhar ou perder peso.

Dietas da moda são ótimas para perder peso: Definitivamente não são a melhor forma de perder peso. Essas "dietas" geralmente limitam seriamente ou proíbem alguns tipos de alimentos. Desconfie de qualquer dieta que restrinja os principais grupos de alimentos a longo prazo. A alimentação deve ser saudável e equilibrada. Ao seguir uma dieta de poucas calorias com um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras você perderá peso sem prejudicar seu organismo e terá uma menor probabilidade de recuperar o peso perdido.

Carne vermelha é ruim para a saúde: Carne vermelha, frango, porco e peixe contêm gordura saturada e colesterol. Porém, contêm nutrientes que são importantes para a saúde como proteína, ferro e zinco. O tamanho de uma porção de carne tem o tamanho aproximado de um baralho de cartas. Escolha pedaços de carne que têm menos gordura e retire qualquer gordura extra antes de cozinhar.

Posso comer tudo que quero e emagrecer: Para perder peso é necessário renunciar sim a alguns grupos de alimentos como doces, frituras, massas etc. Após atingir o peso desejado, basta ter ciência que para manter o peso terá que adotar novos hábitos de vida.

* Verdade *

É possível comer comida saudável em fast foods: Fast foods podem não fazer mal se você aprender a comer de forma balanceada. Grelhados, saladas e outros alimentos saudáveis também podem ser encontrados em fast foods. Fique de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos, sem gordura, preferencialmente e jamais fritos.

Para emagrecer é preciso comer em pequenas quantidades ao longo do dia: Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.

Comer e assistir TV engorda: Tente não lanchar enquanto estiver fazendo outras coisas como assistir televisão, jogar vídeo game ou usar o computador. Se você fizer as refeições e lanches na copa ou na sala de jantar, estará menos propenso a se distrair e provavelmente estará mais ciente de o quê e quanto está comendo.

Lembre-se que sem força de vontade não há resultado. Cada escolha é uma renúncia. Troque por exemplo bolachas, frituras, doces por barra de cereais, assados, frutas, alimentos light etc. Acima de tudo, encontre prazer em outras atividades que não a comida.

Espero que tenham gostado!

Alessandra

Fontes de Pesquisa:

Comentários

  1. Na verdade ou são mentiras ou ideias malucas inventadas por uma sociedade cada vez mais cega em seu entendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Concordo com você! Antes de repassar um e-mail devemos sempre confirmar as informações para não gerar estas confusões.
      Obrigada pelo comentário e boa semana!
      Leleka

      Excluir

Postar um comentário

Deixe um comentário, uma sugestão ou crítica.

Postagens mais visitadas deste blog

Escova inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate.

FENG SHUI NO BANHEIRO OU LAVABO

Seguimentos da Hinode (Conheça os Produtos)